Voltar ao trabalho depois de quatro ou cinco meses de dedicação exclusiva à maternidade pode não ser uma das tarefas mais fáceis, já que o vínculo com o bebê é muito forte. Até existem empresas que liberam a licença maternidade para até seis meses, mas não é possível postergar muito mais do que isso para o retorno às rotinas diárias, que agora passará a ser dupla!
Por isso, todo esse processo de retorno à vida profissional deve ser pensado meses antes. Para Raquel Oliveira, Sócia-fundadora e Consultora da Rherseva Consultoria, a maternidade é um momento muito importante, de muitas descobertas e grandes realizações. Dessa forma, conciliar vida pessoal e profissional passa a ser uma questão para a grande maioria das mulheres. Entretanto, é preciso ter paciência e entender que, aos poucos, as coisas se ajeitam.
Neste post trazemos para você 7 dicas para voltar ao trabalho depois da licença maternidade. Confira!
- 1- Faça um planejamento
- 2- Prepare-se para voltar
- 3- Decida com quem o bebê vai ficar
- 4- Inicie a adaptação dias antes
- 5- Planeje a amamentação
- 6- Fuja do sentimento de culpa
- 7- Esteja aberta a mudanças
1- Faça um planejamento
De acordo com a Consultora, ter um planejamento de carreira com metas bem definidas, deve fazer parte da rotina de todas as mulheres. “Saber onde queremos chegar, traçar objetivos claros e ter alvos conhecidos, faz com que tenhamos foco e, com isso, os resultados surgem.” afirma.
Ela ainda aconselha que o prazo para retornar ao trabalho deve ser confortável para que a mulher consiga ser produtiva e se realizar com as atividades laborais. “Se sua carreira estiver bem desenhada, se você souber onde quer chegar, não precisa se preocupar tanto com o planejamento, pois a relação com o bebê, as novidades que a maternidade impõe e a adaptação à nova rotina são itens que só acontecerão quando, de fato, o bebê nascer” afirma.
2- Prepare-se para voltar
A Consultora ainda orienta que retornar ao trabalho após a licença maternidade de maneira gradual é importante. “Retornar ao trabalho pode ser importante para a qualidade de vida da mulher, mas é preciso prestar atenção se isto está lhe fazendo bem. O importante é aprender a curtir os momentos da vida, aprender com cada uma das fases, sabendo onde quer chegar mais adiante” ensina.
Raquel Oliveira ainda lembra que preparar a casa, a criança, o papai e irmãos para a volta ao trabalho, pode ser um processo iniciado meses antes, quando a mulher passa a inserir na rotina pequenas saídas para o supermercado, ginástica, salão, um café com as amigas ou outras atividades. “A casa precisa aprender a se organizar sem a mãe, e todos começam a se acostumar ou a relembrar que, em um dado momento, tudo voltará a ser como antes” ensina.
A Consultora afirma também que a entrega total ao bebê na licença maternidade é importante, mas também exaustiva e, que por isso, o trabalho tem uma função muito importante de resgatar esta mãe para o social, para convivência com outras pessoas e para uma retomada do ‘eu produtivo’.
“Voltar aos poucos, manter contato com os colegas de trabalho, e começar a receber notícias de como a empresa está é importante para iniciar este retorno”, avalia.
3- Decida com quem o bebê vai ficar
Esta é uma etapa muito importante, que pode ser pensada ainda durante a gestação. Seu bebê vai para a creche? Ficará com algum familiar? Ou você contratará uma babá?
Escolher entre essas opções é uma dúvida cruel, e pode ser que você tenha de mudar de opção no meio do caminho. Além disso, existem vantagens e desvantagens em cada uma dessas escolhas, que devem ser analisada com antecedência. Fique atenta e antecipe essa escolha, tendo sempre em mente um plano B, que melhor se ajuste à sua realidade após a licença maternidade.
4- Inicie a adaptação dias antes
Uns 15 dias antes da volta ao trabalho, já inicie a adaptação do bebê com a nova rotina, independente da escolha de onde ele vai ficar. Comece com meio período na primeira semana e na segunda em período integral. Dessa forma, você fica mais confiante e o bebê também sentirá menos as mudanças.
O tempo livre você pode usar para começar a planejar a sua volta ao trabalho, se inteirando, por exemplo, de como está a rotina no ambiente de trabalho.
5- Planeje a amamentação
Os pediatras recomendam que a criança seja amamentada exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade, mas as mulheres, muitas vezes, têm de voltar da licença maternidade antes desse período.
Para garantir a amamentação do seu bebê, reserve um tempo no trabalho para retirar o leite e colocá-lo em um recipiente próprio e esterilizado. Leite materno refrigerado tem validade de 12 horas, e ele pode ser usado para alimentar a criança no seu período de ausência. Fora isso, é aconselhável que você amamente pela manhã, antes de sair para o trabalho, e à noite.
6- Fuja do sentimento de culpa
Voltar da licença maternidade pode significar momentos de estresse e até mesmo culpa por parte das mães. Para evitar esses pensamentos, foque no fato de que, mais importante que a quantidade de horas que você passa com o bebê, é a qualidade desses momentos.
Aproveite os instantes em que vocês estiverem juntos para conversar, brincar e transmitir ao seu bebê todo o amor que você sente por ele. Portanto, o sentimento de culpa pode dar lugar ao de gratidão por você poder desfrutar de todos esses momentos com ele!
Esse processo é importante para que você se sinta bem, para poder passar mais confiança para o bebê e garantir uma melhor entrega no seu trabalho após a licença maternidade!
7- Esteja aberta a mudanças
Por mais que você se planeje para a volta da licença maternidade, pode acontecer de haver certa dificuldade para a adaptação à nova rotina. Por isso, é importante sempre manter a mente e o coração abertos para mudanças. Em alguns casos, ao voltar ao trabalho, a profissional descobre que já não é possível continuar, e pode haver diversos motivos para que isso aconteça.
Desde não se sentir segura para deixar o bebê sob os cuidados de outra pessoa, dificuldades de conciliar a rotina, ou mesmo perceber que não vale a pena financeiramente.
A Consultora, Raquel Oliveira, orienta que é muito importante adotar uma rotina organizada em casa, com horários definidos e contar com parceiros que a ajudem na logística doméstica para torna as coisas mais fáceis.
A volta da licença maternidade é um momento muito importante. Certamente, envolve muitos desafios, mas é saudável e ajuda o bebê a ser mais independente desde cedo. Além disso, para aquelas mulheres que já estão acostumadas com uma vida profissional, voltar o trabalho é necessário para o seu bem-estar e também um ato de amor por toda a família.
“Existem empresas que não estão prontas para entender este momento, mas é nosso papel mostrar que quantidade de trabalho não está diretamente relacionada à qualidade. Não tenha vergonha de dizer que vai ter que sair mais cedo para buscar seu filho na creche, mas compense esse tempo em que esteve ausente” ensina.
Se você gostou deste post sobre voltar ao trabalho depois da licença maternidade, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas pensem a respeito!
Colaborou:
Raquel Oliveira
www.rheserva.com.br
@Rheservaconsultoria