Você acabou de passar pela gravidez, parto e agora tem um bebezinho lindo sob seus cuidados. Sua casa fica mais alegre e com cheirinho de neném. Mamãe, papai, amigos e familiares querem aproveitar todos os minutinhos com aquele ser tão amado e mostrar para todo mundo o quanto ele é uma gracinha!
Hoje, com as câmeras de smartphones cada vez mais avançadas, é natural que vocês queiram tirar boas fotos e registrar cada minutinho do neném. Mas, nem sempre essas fotos ficam com a qualidade que vocês gostariam. Então, resolvi dar umas dicas para você registrar os primeiros dias do seu filhotinho da melhor forma possível! Confira:
1) Prepare a cena
A primeira coisa que você precisa pensar é no cenário. Escolha um cantinho bonito, seja no quartinho do bebê ou outro pedacinho aconchegante da sua casa. Organize os objetos que vão ficar perto do bebê: estique lençóis, ajeite travesseirinhos, arrume os brinquedos ou enfeites. Não se esqueça de verificar se o local é seguro e se está confortável para o seu neném.
A sua cama ou o próprio bercinho são lugares ótimos! Confortáveis e seguros para você fazer vários cliques do bebê! Mas cuidado: se o seu filho (a) já é maiorzinho, pode rolar na cama e cair. Peça a um parente para ficar pertinho dele enquanto você tira as fotos!
- Menos é mais: Nada de exagerar na quantidade de elementos. Dê preferência a fundos mais limpos. Não desvie a atenção do principal: o seu lindo bebezinho!
- Roupinha do bebê: Outra coisa importante é escolher uma roupinha bem linda e acessórios para deixar seu bebê ainda mais fofo! Dê preferência a roupas com cores mais leves e que combinem com as cores do ambiente!
- Ambiente tranquilo: Além de bonito e limpo visualmente, o ambiente precisa ser calmo.
2) Observe a iluminação
Uma boa iluminação é fundamental para que você consiga fazer boas fotos do seu recém-nascido. A minha dica é que você fotografe durante o dia, em um lugar que receba a luz natural. Se você precisa fotografar à noite, acenda as luzes do quarto. É importante não utilizar o flash. Em um estúdio profissional, toda a estrutura e equipamentos são preparados para não incomodar a visão do seu bebê. Já os flashes de smartphones não tem qualquer regulação e não podemos garantir que não irão incomodar os olhinhos do seu filho e deixá-lo irritado.
Há um consenso entre os profissionais da área de que é melhor evitar fotos ao ar livre. O recém-nascido ainda é muito vulnerável e ir a um ambiente externo pode não ser uma boa ideia. O ideal é fotografar em casa ou em um estúdio profissional.
3) Limpe o vidro da lente do smartphone
Com o uso do dia a dia, a área da lente da câmera do seu smartphone pode ficar turva, embaçada. Poeira e gordura das mãos acabam deixando marcas, o que faz com que suas fotos fiquem menos nítidas. Para resolver este problema, basta limpar com um paninho antes de começar a fotografar.
4) Fotografe de pertinho
Em geral, as câmeras de smartphones tem uma configuração que beneficia as fotos de perto. Então, nada de tirar aquelas fotos que mostram a cama inteira e quase não dá pra ver o bebê. Aproxime o smartphone, tire fotos dos detalhes, mãozinhas, pezinhos, a boquinha e claro, o rostinho do seu neném!
5) A melhor hora para fotografar
Sabe aquela hora em que ele ou ela já está com soninho, prestes a dormir? Essa é a melhor hora para fazer fotos! O bebê vai fazer várias carinhas bonitinhas, colocar a mãozinha no rosto… Fique observando e clique todas as caras e bocas do pequenino!
6) Teste, experimente, tire várias fotos!
Experimente lugares e posições diferentes. Tire várias fotos da mesma cena, depois você terá bastante material para escolher aquelas que ficaram melhores.
7) Detalhes como referência do tamanho
Coloque objetos perto do bebê, como um brinquedo que ele goste muito ou um ursinho. Você também pode colocar as mãos no corpinho dele. Assim você gera uma comparação visual para lembrar o quanto ele era pequenino!
8) Segurança e Bem-estar do Recém-Nascido
Seja em fotos caseiras ou profissionais, em estúdio, a prioridade ao fotografar um bebê é a segurança e o bem- estar da criança. Especialmente os recém-nascidos são muito delicados e exigem atenção redobrada.
Muitos pais tentam colocar o bebê em posições iguais às de fotos que veem na internet. Mas isso pode ser perigoso. Em estúdio, os profissionais conhecem as técnicas para posicionar a criança sem provocar qualquer lesão ou desconforto. Ao tentar imitar essas poses, você pode machucar o seu bebê sem querer.
Portanto, nas fotos caseiras, opte pelo simples. Fotografe o seu bebê deitadinho, sem se preocupar com poses muito elaboradas. O simples funciona bem.
9) Não force a barra
Outra coisa importante é observar a disposição da criança. Se o bebê começar a se mexer muito, demonstrando inquietação, é melhor parar e continuar outro dia. A criança confortável com certeza vai gerar fotos melhores.
10) Faça um Ensaio NEWBORN Profissional
Use e abuse das dicas e fotografe muito! No futuro você vai querer se lembrar de todos os detalhes. Mas, isso não exclui a necessidade de fazer um ensaio newborn profissional. Com a ajuda de uma fotógrafa especializada em newborn, você vai ter um material de alta qualidade, que vai te emocionar por muitos e muitos anos!
Aqui no Estúdio Samira Cardoso Fotografia, temos toda uma estrutura para fazer fotos criativas e delicadas. Você vai ter um registro inesquecível, totalmente diferente das fotos feitas em casa. Tudo isso feito com a segurança e o cuidado que o seu recém-nascido precisa! Quer saber mais sobre isso? Vamos agendar um bate-papo?