Durante um ensaio fotográfico newborn, devemos tomar certos cuidados com o bebê para deixá-lo confortável e se sentindo em casa. Desta forma, o neném estará pronto para aparecer nas fotos cheio de saúde e fofura!
Um dos cuidados mais importantes se refere à amamentação, que fornece à criança os nutrientes necessários no início da vida. Quem explica melhor é a nutricionista Ludmila Riani, que fala hoje no blog sobre os hábitos alimentares do bebê e a dieta que as mamães devem seguir enquanto amamentam. Confira a entrevista!
Quais são as necessidades nutricionais do bebê nas primeiras semanas de vida?
Ludmila Riani: Nas primeiras semanas de vida, as necessidades nutricionais do bebê são bem contempladas pelo leite materno. Ele já tem todos os macronutrientes (carboidratos, proteína e gordura) na medida certa para alimentar o recém-nascido. Água também não se faz necessária, já que a hidratação ocorre também via leite materno.
Para que a mamada seja a mais completa possível, a mãe deve esvaziar ao máximo uma mama para passar para a outra. A primeira fração do leite mata a sede do bebê; já as intermediárias são ricas em proteína e carboidrato, conferindo, respectivamente, construção e energia. A última é a porção que mais sustenta o bebê, que é a gordurosa e mais densa. As mais diversas vitaminas e sais minerais também serão passadas para o bebê através do leite materno.
Qual dieta a mãe deve seguir durante a amamentação?
LR: A dieta da mãe deve ser a mais equilibrada possível. Quanto mais balanceada e natural ela for, melhor para o seu bebê, já que todos os nutrientes passarão para ele através da amamentação: quanto menos produtos industrializados, melhor. A hidratação também é um dos quesitos fundamentais para manter a boa produção de leite.
Algumas mães começam a perceber maior frequência de cólicas nos bebês. Nesse caso, em conjunto com a lactante, o nutricionista faz a exclusão de alimentos-chave com o objetivo de atenuar ou encerrar tais sintomas e manter mãe e bebê bem nutridos.
Como deve ser a rotina de alimentação do bebê nessa época?
LR: Inicialmente, a alimentação do bebê deve ser por livre demanda, ou seja, a hora de mamar é a hora que ele tem vontade. Caso a lactante, com auxílio do nutricionista e do pediatra, observe que o bebê tem ganhado muito peso, é preciso espaçar um pouco mais as refeições e acostumá-lo a mamar a cada 2 ou 3 horas, e espaçar também as mamadas noturnas.
Como a mãe pode se preparar para a amamentação durante o ensaio newborn no estúdio?
Sendo o leite materno um alimento completo, a mãe deve amamentá-lo antes do ensaio até a última fração (a gordurosa). Essa fração promoverá maior saciedade e o bebê ficará mais calmo para o ensaio. Como todos os nutrientes passam da mãe para o bebê, é interessante evitar no dia anterior à sessão (e no próprio dia) o excesso de cafeína. Por ser um estimulante, a cafeína poderá deixar o bebê mais agitado para as fotos.
Se durante o ensaio houver alguma fome, é preciso paciência! Alimentar o bebê até a última fração novamente garantirá tranquilidade por mais tempo. Barriguinha cheia, bebê calminho!