A decoração de quarto para bebês é a materialização de um sonho para muitas mamães, antes mesmo da criança nascer. Ele representa a maternidade e também o lugar seguro para amamentar, cuidar e zelar pelo conforto do recém-nascido.
No momento de escolher a decoração de quarto para bebês é comum surgirem muitas dúvidas, principalmente para as mamães de primeira viagem. O que colocar no quarto? Quais cores escolher? Quais móveis serão mais úteis?
Para responder a estas e outras questões sobre decoração de quarto para bebês, conversamos com a Arquiteta e Designer de Interiores, Isabela Schvartz. Acompanhe!
O que os pais têm de pensar ao escolher a decoração de quatro para bebês?
A Arquiteta explica que a funcionalidade é a palavra-chave nessas horas. “Aquele quarto deve durar por muito tempo. É possível fazer algo que seja lúdico, que atenda as crianças no momento atual delas, mas que seja um ambiente funcional para também atendê-las quando elas estiverem crescidas. Dessa forma, os pais não terão de investir em uma grande reforma, e mudanças pontuais já são capazes de atender às novas necessidades da criança depois de um tempo. As mesas reguláveis são um bom exemplo de como isso pode ser feito”, explica.
O que não pode faltar na decoração de quarto para bebês?
Isabela Schvartz explica que é sempre um desafio fazer esse tipo de decoração, principalmente se for o primeiro filho. “As mamães têm muitos sonhos para o quarto do bebê, mas é preciso pensar na praticidade”, esclarece.
Veja abaixo os itens indispensáveis para a decoração do quarto que a profissional listou para o nosso blog!
Berço
A Arquiteta explica que os pais geralmente enxergam o berço como peça principal do quarto, e tendem a fazer um grande investimento nesse item, mas que nem sempre isso é necessário.
“Depois de algumas experiências com projetos, eu descobri que os berços não são muito utilizados. Isso porque, os pais preferem deixar os bebês no quarto nos primeiros meses de vida, por uma questão de facilidade no processo de amamentação, entre outras questões. Então, na minha opinião, é preciso pensar bem nesse investimento.
Cama babá
Isabela Schvartz explica que, se os pais fizerem questão do berço, é fundamental que ele tenha uma cama babá para auxiliar. Dessa forma, é possível a mãe dar o auxílio para a criança de madrugada, por exemplo.
Cômoda com trocador embutido
Para a Arquiteta e Designer de Interiores, esse é o móvel mais útil. “Com a cômoda e o trocador embutido, tudo vai estar mais ao alcance da mãe e ajuda na organização. Com certeza é o móvel mais utilizado pelas mamães”, afirma.
Poltrona de amamentação
De acordo com Isabela Schvartz, esse é o espaço mais confortável para a mãe poder ficar. “O ideal é que ela tenha apoio para os pés e também uma almofada de amamentação” orienta.
Cores
Para a decoração do quarto, a Arquiteta explica que, o ideal é apostar em tons mais pastéis, que acalmam as crianças. Ela diz que, hoje em dia, não necessariamente, é preciso seguir um padrão de cor para meninos e meninas.
“Atualmente não tem mais regras de azul para meninos e rosa para meninas. O que eu indico é investir em tons pastéis, e à medida que a criança for crescendo, ela mesma pode escolher a cor do quarto e também alguns elementos que irão compor esse ambiente”, afirma.
Espelho
A Arquiteta ainda orienta os pais a apostarem em um bom espelho. “Os espelhos são de fundamental importância para o desenvolvimento do bebê, para que ele consiga se reconhecer como indivíduo”, ensina.
Quais as principais tendências para a decoração de quarto para bebês?
Isabela explica que a tendência hoje em dia é o estilo montessoriano. “Esse é um modo de projetar de forma a deixar todos os objetos de fácil acesso para as crianças, de forma a estimular a sua autonomia. Isso faz com que ela se desenvolva de forma muito mais rápida. A cama é mais próxima ao chão, para que a criança não corra o perigo de cair e para que ela consiga sair sozinha da cama, quando já estiver mais independente. Além disso, podem ser colocadas prateleiras na altura dos bebês, para que eles possam interagir com livros e outros artigos de decoração, sem que precisem pedir a ajuda dos adultos”, explica.
Além disso, a profissional orienta que, passados os primeiros meses, a criança já vai tendo uma certa autonomia e opinião própria, e por isso é preciso ouvi-la, para criar ambientes que consigam expressar a personalidade dela.
“É importante criar um espaço em que a criança consiga se reconhecer, por isso, quando ela começa a se tornar mais independente, é muito importante ouvir e tentar materializar o sonho dela”, diz.
Como vimos ao longo deste post, praticidade é o segredo para fazer a decoração de quarto para bebês, e é sempre importante pensar na funcionalidade dos móveis, para aproveitá-los em outras fases de desenvolvimento da criança.
O que você achou deste post sobre decoração de quarto para bebês? Deixe seu comentário conosco!