Saber como se alimentar antes, durante e depois da gestação é uma tarefa que gera muitas dúvidas das mamães e futuras mamães.
Por isso, tivemos um bate papo bem descontraído com a nutricionista Pamella Donadoni, que atua auxiliando mulheres a cuidar de sua saúde alimentar para que a gestação ocorra
da maneira mais tranquila e saudável possível. Após essa conversa decidimos contar um pouco das dicas da Pamella sobre como ter uma boa alimentação na gestação, desde o preparo para a gravidez, durante e no período de amamentação. Confira!
Preparação para a gestação
A nutricionista inicia suas orientações dizendo que o corpo é como uma casa para o bebê que vai ser gerado e que, consequentemente, o organismo da futura mamãe deve estar
“arrumado” para receber e manter a gestação da melhor maneira possível. Logo, ela informa que o ideal é começar a se preparar dois anos antes da gravidez para tirar todas as toxinas do ambiente. No entanto, se houver pressa na gestação, o período mínimo de preparação é de três meses para fazer uma análise médica e começar a ajustar as vitaminas. Nos casos de uma gravidez não desejada, é preciso iniciar o acompanhamento e a reeducação alimentar o mais rápido possível para que não haja danos ao bebê.
Durante a gestação
Pamella explica que, no primeiro trimestre da gestação, é necessário controlar o ganho de peso, porque esse peso vai para a mãe, uma vez que o bebê não está necessitando e é o momento de formação da placenta, então, é preciso que haja uma alimentação saudável também para gerar uma boa placenta. Neste momento, a educação alimentar também é fundamental porque pode prevenir diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e descolamento de placenta. Além disso, é o momento de formação do tubo neural do bebê. Outros cuidados que devem ser tomados durante toda a gestação, segundo a nutricionista, é evitar o consumo de chá e café. Isso se explica pelo fato de que muitos chás são abortivos e de que o café pode estar diretamente relacionado a quadros de leucemia, obesidade, tdah, problemas neurocognitivos, agitação, entre outros, e a criança não tem as enzimas necessárias para
digerir o café. Isso significa que o consumo desse tipo de bebida pode não gerar problemas na gestação em si, mas podem ser determinantes para a saúde futura da criança.
Além disso, ela informa que o consumo de álcool deve ser completamente vetado, porque uma taça de álcool é o equivalente a oito taças para o bebê. Consequentemente há riscos
de inúmeros danos, principalmente os neurocognitivos. O consumo de açúcar e comida japonesa também não são tão interessantes na gestação. Vale ressaltar que o ideal é comer “comida de verdade”, ou seja, frutas, verduras, legumes e o clássico arroz com feijão. Logo, evite fazer lanches e se alimentar com comidas congeladas. É necessário informar ainda, que há a necessidade de um exame prévio para saber quais vitaminas o organismo precisa repor e montar uma dieta direcionada a atender às demandas do corpo da mãe.
Segundo trimestre
A nutricionista conta que no segundo trimestre da gestação há uma grande necessidade de aumento da insulina e, consequentemente, o desejo fisiológico de comer doce. Neste caso é preciso controlar este desejo e comer doces sem excesso, mantendo a dieta saudável e substituindo um chocolate por uma salada de frutas, por exemplo.
Pode ser complicado, mas vale a pena pela saúde da mãe e do bebê a curto e longo prazo. Os doces são alimentos inflamatórios e podem acarretar inúmeros problemas.
Terceiro trimestre
Já no terceiro trimestre da gestação, Pamella explica que o peso adquirido vai para o bebê e não para a mãe. Além disso, é possível que o apetite da gestante se reduza, uma vez que o útero crescido reprime o estômago. Para resolver esta questão, a nutricionista recomenda que se coma mais vezes ao dia, porém em menores quantidades para evitar enjoos e demais desconfortos.
Durante a amamentação
Por fim, após o nascimento do bebê, os cuidados devem ser mantidos durante a amamentação, porque a qualidade do leite está diretamente relacionada ao que a mãe está
ingerindo. Por isso, beba bastante água, coma frutas, legumes e verduras, evite alimentos gordurosos, bebida alcoólica e a abstenção de alimentos. Estar bem nutrida é fundamental para que os nutrientes necessários sejam passados para o bebê fortalecendo sua imunidade e evitando doenças futuras.
Além disso, os benefícios individuais que serão adquiridos ao cuidar da alimentação são inúmeros, tais como, maior disposição e vitalidade, melhoria do funcionamento dos rins e
intestino, regulagem da pressão arterial, aumento da imunidade, dentre outros pontos positivos.
Dicas para manter uma alimentação saudável
Pamella explica que é mais sábio investir mais na saúde do que na estrutura externa, como no enxoval, por exemplo. É interessante contar com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista, a fim de conseguir manter a saúde do corpo e da mente neste momento de tantas alterações hormonais e na estrutura da vida. Saiba que investir na saúde alimentar pode evitar infecção urinária e candidíase. Então durante a gestação, a amamentação e até mesmo após este período, cuide do que você ingere, reduza o consumo de doces e beba bastante água, a hidratação é fundamental. Além disso, a sua saúde pode interferir, até mesmo, na saúde de seus netos, afinal, os genes dos avós podem se refletir na geração posterior a das filhas. Ou seja, cuidar da sua saúde é cuidar da saúde dos seus descendentes também.
Como vimos, com as dicas da Pamella, foi possível perceber que não é difícil ter uma alimentação saudável e de qualidade. Afinal, não é preciso ingerir alimentos ruins só porque
são saudáveis, é possível comer de tudo, porém na quantidade correta e ter disciplina para que os nutrientes necessários sejam ingeridos constantemente. Dessa maneira, haverá o controle do peso e o organismo estará em pleno funcionamento para que não só a gestação, mas o dia a dia sejam vividos com mais tranquilidade, saciedade e vitalidade. Ou seja, os resfriados serão diminuídos, bem como as chances de ter complicações na gestação são minimizados.
Nutricionista
De Tentante à Mamãe do Matteo