Ser uma empreendedora já é uma tarefa bastante desafiadora e, quando atrelada à maternidade, pode gerar muitas dúvidas e, até mesmo, o desejo de desistir do negócio.
Por isso, tivemos uma excelente conversa com a Cláudia Ribeiro, criadora do
empreendimento Relicário, que viveu justamente esta experiência de se descobrir no universo da gestão e da maternidade
Vamos expor abaixo as dicas da empreendedora para conciliar a maternidade e o negócio de forma eficiente, garantindo qualidade e sucesso. Confira!
Compreenda a sua situação
O primeiro passo para conciliar a maternidade com o empreendedorismo é compreender a sua situação e atuar de maneira estratégica.
Ou seja, se a sua gravidez foi inesperada, como no caso da empreendedora Cláudia, é necessário priorizar as ações mais urgentes, tais como delegar tarefas e ter planejamento financeiro.
Mas, se você ainda está flertando com a gestação, o conselho é utilizar este tempo para organizar o seu negócio de uma maneira que permita o crescimento do empreendimento e a qualidade da maternidade.
Conquiste sua liberdade no empreendimento
A Cláudia explica que a mãe empreendedora precisa pensar no negócio dela funcionando sem ela. Afinal, é fundamental ter tempo para a criança e para o empreendimento.
Logo, saiba flexibilizar e delegar com responsabilidade as tarefas para que ambos atuem em todos os setores com eficiência.
Lembre-se que você não precisa saber tudo, e ter uma equipe independente é
indispensável para obter sucesso na maternidade e no trabalho.
Porém, não seja negligente com o seu papel, ter conhecimento de gestão e liderança é muito importante para influenciar o seu time a fazer o necessário.
Ou seja, é preciso saber inspirar as pessoas para que elas confiem nas ideias e processos demandados.
Além disso, peça feedback ao seu time e esteja aberto, afinal, eles veem o dia a dia do negócio de um ângulo no qual você não vê e isso pode causar inúmeras resoluções estratégicas.
Tenha uma equipe de qualidade
Para conquistar a liberdade no negócio e curtir este momento tão especial que é a recepção de uma nova vida, é preciso ter uma equipe de qualidade.
Afinal, seu empreendimento não pode ser delegado para qualquer profissional.
Por isso, invista em processos seletivos eficientes que atraiam e admitam pessoas que se encaixam ao perfil da empresa e possuam objetivos e valores alinhados.
Este processo seletivo é feito não somente no primeiro contato com o indivíduo, mas durante o período de experiência.
Neste momento é possível identificar os pontos de melhoria no processo de recepção dos novos membros do time e aprimorá-lo para que cada vez mais talentos sejam contratados.
Essa ação, além de facilitar a conciliar maternidade e empreendedorismo, também vai reduzir o turnover, aumentar a produtividade, melhorar a confiabilidade e o clima da sua empresa.
Foi dessa forma que a Claudia conseguiu manter o sucesso da Relicário e sua realização como mãe.
Otimize o seu tempo e prepare-se para imprevistos
Otimizar seu tempo é muito importante para que todas as demandas da criança sejam atendidas e, paralelo a isso, sua produtividade no negócio se mantenha.
Por isso, esteja sempre atento a fim de fazer os momentos valerem a pena. A
empreendedora cita o exemplo de um dia em que utilizou a sala de espera para uma consulta para realizar o dever escolar com seu filho de maneira didática e criativa.
Outro ponto interessante é preparar-se para imprevistos. Com a pandemia do Covid-19, muitas mães tiveram de se reinventar uma vez que as escolas estão fechadas.
Uma alternativa para isso, além de delegar, é adotar o home office, se possível, e criar um cronograma de tarefas para que seu filho se mantenha entretido em momentos estratégicos.
Foque em melhoria contínua
É compreensível que o desejo de desistir surja e que a procrastinação se faça presente continuamente.
Muitos empreendedores que estão começando acreditam que é necessário ter muita sorte para ter sucesso.
No entanto, isso é somente um artifício do ego para inibir a sua força criativa. Todo mundo que hoje é grande, começou pequeno e cheio de desafios.
Por isso, a Cláudia alega com entusiasmo que para crescer é preciso estudar muito, não dar tiros no escuro, há muita informação gratuita disponível, além de vários cursos ministrados por mentores incríveis.
Por isso, foque em melhoria contínua, saiba resolver problemas e entenda que eles vão surgir e que são primordiais para a sua ascensão.
Tenha plena consciência de onde quer chegar e quais são os passos necessários para conquistar esse objetivo.
Inspire-se em quem já está no cenário e seja autêntico no seu negócio, descubra a demanda principal do seu nicho e ofereça a solução para ela.
Desenvolva sua inteligência emocional
O acúmulo de atividades e a maternidade pode ocasionar grandes angústias. Ou seja, existe a necessidade de desenvolver a sua inteligência emocional.
Só é impossível conquistar o sucesso, quando se tem uma visão de fracasso. Por isso, acredite no seu negócio, tome diariamente pequenas ações que vão impulsionar o seu empreendimento até que ele se torne grande.
As críticas são inevitáveis e vão surgir seja pela maternidade ou por qualquer outro motivo, sempre haverá alguém disposto a tentar fazer com que você desista dos seus sonhos.
Mas, confiando no seu negócio e desenvolvendo um trabalho de qualidade, com muito estudo e dedicação, é possível obter sucesso em tudo o que desejar.
Lembre-se que a sua postura diante dos desafios é determinante para as consequências que serão colhidas.
Por isso, tenha ânimo e confiança, transformando todos os limões no caminho em deliciosas limonadas.
A maternidade e o empreendedorismo não precisam ser um problema, afinal, são duas oportunidades de grande crescimento e amadurecimento iminentes.
Por isso, aproveite essa fase e dê o seu melhor.
Podemos concluir com as dicas da empreendedora Cláudia, que ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade e que é necessária muita disciplina e dedicação para conquistar os objetivos em ambas as áreas.
Logo, lembre-se de ser visionário e de delegar, a fim de potencializar seus resultados no negócio e viver a maternidade com alegria e dedicação.
Cláudia Ribeiro
Mãe e empreendedora