A pandemia causada pelo novo Coronavírus apresentou o home office para muitas mulheres que sequer cogitavam a possibilidade de trabalhar em casa, dividindo a rotina profissional com os filhos.
Nesse cenário, muitas dúvidas e conflitos podem ser criados, se estratégias não forem utilizadas para promover a harmonia nesse novo estilo de vida.
Neste artigo eu trago dicas valiosas para conciliar a maternidade e o home office de maneira produtiva. Confira!
- Crie uma rotina interessante
- Estabeleça seu local de trabalho
- Crie pausas para conectar com as crianças
- Combine sinais não verbais
- Cuide da sua saúde mental
Crie uma rotina interessante
Para conseguir conciliar a maternidade com o home office, é necessário criar uma rotina interessante para si mesmo e para as crianças.
Dessa forma, fica mais fácil promover entretenimento para o pequeno enquanto você precisa estar atento às suas atividades do trabalho.
Para isso, defina um momento de estudos, brincadeiras, atividade física, jogos de videogame, conteúdos audiovisuais e demais atividades para a criança.
Defina ainda, seus horários de trabalho, pausa para se conectar com os pequenos e momentos para cuidar de si mesma.
Com horários e atividades alinhadas, é menos provável que as crianças demandem tantos cuidados em períodos nos quais essa atenção não poderia ser dada. Além disso, elas não ficam com tanto tempo ocioso, o que comprometeria o seu desenvolvimento.
Estabeleça seu local de trabalho
Para conseguir manter seu bom desempenho no trabalho, é indispensável que você crie um espaço destinado às suas atividades profissionais e se concentre nelas durante o expediente.
Para isso, se arrume como se fosse trabalhar fora de casa, organize seu espaço com antecedência e se prepare psicologicamente para sua atuação.
Dessa forma, tanto seu cérebro, quanto as pessoas que convivem com você, vão compreender que é o momento de trabalhar, e vão se comportar de forma a facilitar essas atividades laborais.
Essa etapa pode ser um grande desafio, pois sua psique já está acostumada a reconhecer seu lar como um ambiente de lazer e descanso.
Mas, com a criação do hábito, associado à preparação de um ambiente propício, torna-se mais simples a adaptação a esse novo modelo de atuação.
Crie pausas para se conectar com as crianças
Para conciliar maternidade e home office, utilize os intervalos de trabalho para incluir alguma atividade com as crianças. Dessa maneira ela vai entender que deve se manter focada em suas tarefas, pois terá seu momento de comunhão e atenção.
Essas pausas podem ser aproveitadas com brincadeiras, atividades físicas simples, diálogos descontraídos, dentre outras ações que aumentam a intimidade entre a mãe e a criança, permitindo que ambos se expressem e se divirtam juntas.
Combine sinais não verbais
Mesmo com uma rotina pré definida, é provável que os pequenos precisem de atenção durante o seu período de trabalho.
Assim, para que esse momento seja agradável e não se torne um novo desafio, estabeleça sinais não verbais para que vocês consigam se comunicar.
Esses sinais podem ser levantar o braço, piscar, fazer sinal de positivo e negativo com o dedo, dentre outros sinais que demonstram se a criança poderá avançar ou deverá aguardar um instante para se expressar.
Essa estratégia é muito positiva para que seu filho se sinta ouvido e aprenda a respeitar o seu momento de trabalho. Além disso, essa atitude promove uma maior conexão entre as partes.
Cuide da sua saúde mental
Ao conciliar maternidade e home office existem grandes chances de surgirem alguns conflitos, desafios, necessidade de diálogos mais longos, até que as crianças compreendam e cooperem com as novidades que o cenário atual demanda.
Por isso, mantenha a calma e a leveza. Com o tempo tudo tende a se ajeitar da melhor forma, à medida que você e seus filhos se adaptam à nova rotina.
Como vimos, para conciliar a maternidade e o home office em tempos de Coronavírus, é necessário ter disciplina e paciência. Dessa forma, as crianças vão compreender a situação e aprender a lidar com a nova rotina da melhor maneira. Ao seguir essas dicas, é possível transformar um momento de incertezas e desafios, em comunhão e desenvolvimento mútuo.
Gostou deste artigo sobre maternidade e home office?
Então deixe um comentário abaixo e divida suas experiências!