“É uma recordação muito boa, especial. Sinto uma emoção, uma coisa, nem sei falar direito.”
Desde que a fotografia foi inventada, as fotos de família assumiram um papel importantíssimo na vida das pessoas. Fotografar a família tornou-se uma tradição para registrar festas, viagens e momentos únicos com aqueles que mais amamos.
Para pessoas mais idosas, em especial, as fotografias da família têm um significado imenso: os álbuns trazem de volta recordações de tempos antigos, muitas vezes com pessoas amadas que já se foram. Para Maria Iria de Oliveira, de 84 anos, essas fotos relembram seu casamento, a juventude na roça e a criação dos filhos: “Vejo as fotos e percebo como os anos passaram… como estou velha (risos).”
Dona Maria Iria tem 7 filhos, 17 netos e 2 bisnetos. Para registrar uma família desse tamanho, haja foto: são cerca de 3 mil registros, os mais antigos datando de 1948. A maioria das fotos estão em álbuns, mas algumas especiais, como as de seus pais, filhos pequenos e da formatura dos netos, foram colocadas em porta-retratos. Na geladeira, ela expõe sua foto mais querida: a celebração de seus 60 anos de casamento (hoje já se completaram 66).
Ainda assim, Dona Maria não deixou de se atualizar: aos 84 anos, ela já aderiu às novas tecnologias e até tira selfie com as netas.
A coleção de recordações de Maria Iria também inclui monóculos, pequenas fotos semitransparentes (chamadas de “cromos”) visualizadas com uma lente de aumento dentro de uma moldura de plástico. Muito populares no passado, os monóculos hoje são raros e permitem carregar uma lembrança querida no bolso para apreciar a qualquer momento.
Na era dos smartphones, em que as fotos são tiradas virtualmente em todo lugar e momento, mas são raramente reveladas, álbuns de fotografia familiar como os de Maria Iria são joias que merecem ser resgatadas. Quando organizadas, as fotos recontam a história de diversas gerações e sobrevivem para serem apreciadas por toda a família.
Assim como a Maria Iria, muitas famílias contratam fotógrafos para registrar memórias que não têm idade. Gostou das fotos? Então, confira nosso portfólio de ensaios de família!